domingo, 18 de março de 2012

Atos de Piedade


Três são os atos de piedade na tradição judaica.

A Oração, a Esmola e o Jejum.

O Cristianismo católico, que tem sua raízes nas tradições e no povo judaico aconselha seus fiéis a cumprirem esses três atos, principalmente no Tempo da Quaresma.

A Oração é o encontro e o diálogo do indivíduo com Deus. Tem um caráter de elevação espiritual. É quando o fiel conversa e se submete ao seu Criador reconhecendo suas fraquezas e suas necessidades e pedindo forças e orientação.

O Jejum/Penitência é a abstenção de algum alimento ou algum ato penitente que visa o conhecimento e o domínio do próprio corpo e de seus vícios e suas paixões. É o encontro do indivíduo consigo mesmo. O auto-controle. A força de vontade. No Islamismo, durante o mês de Ramadã, os muçulmanos jejuam, com o objetivo de se aproximarem espiritualmente dos irmãos que não tem com o que saciar a fome. Não se trata de economia, mas sim de partilha

A Esmola/Caridade é o encontro do indivíduo com o próximo/irmão. O indivíduo se entende como parte pertencente da grande família universal e compreende que o que tem não é somente mérito seu, mas uma dádiva de Deus e que por isso deve ser compartilhada.
____________________________________________________________________

O objetivo do tempo quaresmal é que haja uma renovação para que se possa celebrar purificadamente e puramente a festa da Ressurreição, a Páscoa.

Caso os três atos não resultem em uma renovação espiritual, que impulsiona/causa uma nova maneira de agir e pensar, não em benefício próprio, mas sim em benefício da vida e da paz; caso não resulte nisso, esses três atos não passarão de mera formalidade ritualística e vazia.

Sugestão de leitura: Mt 6, 1-8.16-18


Nenhum comentário:

Postar um comentário